Historia
No ano de 1964, o Sol de Jequié envia seus raios mais luminosos em direção à Rua Bertino Passos nº 128, numa pequena sala da casa de seus pais, a Professorinha Aglaé Tourinho começa uma caminhada focada no seu grande ideal: educar crianças e jovens com base nos verdadeiros princípios adquiridos em sua formação pessoal e profissional.
Na verdade, Aglaé sempre carregou o sonho de se tornar uma Educadora. Quando ainda pequena, já oferecia seus préstimos de professora, fazendo “banca” com seus irmãos e à noite ensinava os funcionários da casa de seus pais. Sendo assim, formou-se em professora pelo Colégio Nossa Senhora da Soledade das Freiras Ursulinas, na cidade de Salvador, Bahia.
O tempo foi passando, e a pequena sala que começou com apenas nove alunos, já não comportava nem os sonhos de crescimento da sua obra, nem a grande procura da população jequieense para matricular seus filhos, confiantes na competência da diretora e em seu quadro de profissionais. Muitas melhorias foram acontecendo ao longo destes 54 anos, e o Educandário Sta. Therezinha passou a ocupar um lugar de destaque junto às demais Escolas Particulares de Jequié.
Hoje, o Educandário Sta. Therezinha ainda conserva a presença atuante da grande mestra, Aglaé Tourinho, que se orgulha em relatar: “Por aqui passaram alunos formidáveis que hoje atua em várias áreas profissionais do nosso País e até do Exterior.”
Nessa conversa, após um momento de silêncio, a Pró Aglaé volta a falar sobre sua bela história na Educação, deixando escapar a vaidade materna, quando com muita emoção declara: “Eduquei irmãos, primos e sobrinhos. Mas, a minha maior recompensa é ver a minha filha Manoela Tourinho, Graduada e Pós- graduada pela UESB, liderando e assumindo com o mesmo amor e dedicação à administração e à equipe pedagógica da nossa Escola. Ela que junto com seu irmão Maurício Tourinho foram alunos do Educandário Sta. Therezinha.”
O tempo passou, mas, tenho a certeza de que nada deixou de ser como antes, porque o meu amor continua com a mesma intensidade. Sugiram Novas Metodologias e Teorias, houve novos avanços Educacionais, uma nova Estrutura Física do espaço escolar foi montada, chegaram novos alunos e o quadro de profissionais se renovou. Mas, sou muito agradecida àqueles que já fizeram e aos que têm feito por nossa Escola. Por isso, digo com muita convicção que todos têm me ajudado a torná-la: UMA ESCOLA INESQUECÍVEL.