Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCN) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/96, na Resolução do Conselho Estadual de Educação da Bahia, nº. 127/97.

O sócio-interacionismo surge da ênfase no social. Os estudos de Lev Vygotsky (1896-1934) sobre o aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói”.

Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Para ele o que interessa é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.

Outro conceito-chave da teoria de Vygotsky é a mediação. Segundo a teoria toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos e da linguagem – que traz consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.

Nesse sentido todo aprendizado é necessariamente mediado – e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante, assim para quem cabe a escola facilitar um processo que só pode ser conduzido pelo próprio aluno.

A concepção de infância, adolescência e aprendizagem demandam uma proposta educativa que permita a compreensão da realidade e o desenvolvimento do ser humano nos seus níveis intelectual, afetivo, emocional e espiritual, seu compromisso com a ética e a responsabilidade social e planetária, numa visão de educação integradora e formadora de caráter.

O currículo do EST, visto como plano de ação dessa tarefa educativa propõe-se à formação do pensamento global e sistêmico do aluno, possibilitando sua autonomia, inserção social e a resolução de problemas complexos pertinentes à realidade.

Privilegia a formação humana, orienta-se para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais, ao conhecimento e está a serviço da diversidade, da democracia, da valorização da vida, do respeito ao meio ambiente e da promoção da paz.

Tal propósito demanda que a elaboração curricular do EST leve em conta os pressupostos a seguir:

  • O aluno é o protagonista do trabalho educativo.
  • Conteúdos são meios para construção de competências, habilidades e formação de valores e transcendem aos limites tradicionais das disciplinas escolares de forma interdisciplinar.
  • Os diferentes aspectos da realidade social em que o currículo é aplicado são considerados de maneira a fundamentar a escolha dos conteúdos e dos componentes curriculares. Tornam-se pertinentes para o aluno, relevantes para a comunidade educativa e para a sociedade de maneira mais ampla.
  • O caráter flexível e dinâmico do currículo permite que a tarefa educativa ultrapasse o âmbito da sala de aula. Favorece a integração entre a investigação, a vivência de novas experiências de inserção sociocultural, o conhecimento historicamente produzido e a intervenção social. Inclui um conjunto de experiências formativas que reconhecem o aluno em seus múltiplos aspectos e respeitam seus saberes e sua diversidade cultural e linguística.

Nesse sentido o EST tem como objetivo maior da avaliação da aprendizagem uma educação dialética libertadora numa abordagem sócio-interacionista, contribuindo também na função social transformadora, ou seja, favorecer que os educandos possam aprender e se desenvolver levando em conta o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Por sua vez o conhecimento transmitido e interagido com os alunos, só terá sentido se está embasado em algo que seja de interesse para sua vida. Precisamos ensinar aquilo que esteja contextualizado no mundo que o cerca.

OBJETIVOS

AÇÕES ESTRATÉGICAS

PROCEDIMENTOS METODOLOGIAS

Reorganizar o currículo

Ajustar os conteúdos programáticos voltados para a realidade de vida dos alunos, buscando elementos básicos e fazendo-os agir com praticidade no mundo moderno.

Através de estudos, debates, seminários, numa ação conjunta selecionar temas geradores ou aproveitar sugestões do alunado, assegurando conhecimento sistematizado, dando-lhes preparo para desafiar o mundo moderno.

Reduzir ao máximo a evasão escolar durante o ano letivo.

Criar na escola um ambiente acolhedor e fraterno, fazendo com que as dificuldades sociais enfrentadas pelos alunos, que desperte o prazer e a necessidade de frequentar a escola.

Através de dinâmicas junto aos grupos de alunos, momento de integração onde eles expressem seus desejos e dificuldades, e transmitam confiança nas pessoas, que trabalham na escola.

Informar e conscientizar a filosofia proposta pela Escola.

Conscientizar a todo grupo que compõe a equipe, que a Escola pretende trabalhar, assumindo com responsabilidade e parceria a construção de um novo homem.

Promover palestras, encontros, dinâmicas de integração com o grupo para que esta conscientização aconteça de maneira verdadeira dentro de cada um e que possamos a cada dia unir teoria e pratica na busca de uma vida melhor.

Montar projetos que venham atender as necessidades básicas para entender os processos culturais, sociais e políticos da sociedade.

Elaborar mini projetos, buscando temas atuais e de necessidades básicas do aluno, levando-os a participar ativamente, buscando novos conhecimentos, dando condições de críticos da realidade e criador de novas soluções para os problemas do dia a dia.

De acordo com a necessidade do grupo, elaborar projetos com temas geradores, integrados as diversas áreas de estudo, observando o nível de idade do grupo, sua capacidade de desempenho e a realidade de cada classe.